1986
Nasceu em Presidente Prudente, terra quente, onde morou até os 15 anos. Caçula de duas irmãs, Thaís e Thalita, cresceu brincando nas ruas, no meio do mato, colecionando cicatrizes de suas travessuras, sempre descalça, mania que tem até hoje. Como morava em uma zona rural, vivia entre os cavalos e em cima dos pés de frutas, quanto mais alta era árvore mais ela gostava.
Aos 4 anos estreou nas passarelas do samba.
Sempre foi apaixonada por esporte. Praticou volleyball, handball, basquete, mas sua grande paixão era futebol. Jogou futsal por quatro anos.
Começou na escola de teatro quando tinha 10 anos.
Estreou na peça “Os Dois Tímidos” aos 12 anos e desde o dia em que pisou no palco pela primeira vez, sabia o que queria fazer pro resto da sua vida!
Começou trabalhar aos 13 anos como babá para ajudar sua família, um pouco depois perto de completar 14 anos surgiu o convite para trabalhar como modelo em sua cidade.
2001
Aos 15 anos deixou a escola, família e amigos e se mudou para São Paulo sozinha atras de um sonho, foi aí que a sua vida Mudou completamente.
Entrou para o time da agência Marylin Agency hoje conhecida como Way Model onde começou a carreira de modelo.
.
Foi uma longa e difícil jornada até que os trabalhos começassem a acontecer. Mas a primeira campanha foi para LG, fotografada por Bob Wolfeson, que naquele ano ganhara o prêmio de melhor fotógrafo do ano.
Com o dinheiro que ganhava como modelo, pagava seus cursos de teatro.
A moda também lhe proporcionou trabalhar em diversos países, como Nova York, Paris, Tóquio, entre tantos outros.
2005
Aos 18 anos decidiu migrar para agência de atores em São Paulo, começou fazendo figurações, depois inúmeros comerciais.
Logo começaram os testes para TV e os inúmeros “NÃO”.
.
2006
Fez teste para Oficina de Atores da Rede Globo. Após uma seleção criteriosa, ingressou para a turma daquele ano junto com outros nomes como Sophie Charlotte, Débora Nascimento, Rafael Cardoso, Kleber Toledo. e se mudou para o Rio de Janeiro, cidade que ainda não tinha conhecido.
.
Ainda naquele ano, fez sua primeira participação na TV, na novela “Páginas da Vida”, sucesso do autor Manoel Carlos. Em seguida, uma nova oportunidade surgiu na novela “Pé na Jaca”, trama das sete de Carlos Lombardi.
2007
Foi o ano decisivo, aquele em que colheu o fruto de tantos anos de dedicação. Após uma rigorosa bateria de testes, acompanhada de um workshop, recebeu a notícia de que seria a protagonista de “Malhação”. Mais uma vez, sua vida mudava completamente. Rio de Janeiro se tornou sua moradia definitiva. Estava tendo a ali seu primeiro grande trabalho de destaque na TV, na maior emissora do Brasil e uma das maiores do mundo.
.
Foi um grande desafio, um ano de muita dedicação e aprendizado.
2008
Foi indicada ao Prêmio Extra de Televisão pelo seu trabalho como a protagonista Marcela, de “Malhação”.
Ainda nesse ano, fez uma participação na série “Faça sua história”, da Rede Globo, como Kenia.
2009
Fez sua estreia no horário nobre da Globo na obra “Caminho das Índias”, escrita por Gloria Perez. A trama foi indicada e ganhou o Emmy Internacional, prêmio considerado o Oscar da TV, na categoria melhor telenovela. Na ficção, ela interpretou a indiana Shivani, uma menina da casta Brahmanes, de uma família tradicional, mas que foi criada na Inglaterra e não conseguia seguir os costumes de seu povo. Apaixona-se por um Dálit e se casava com ele.
.
2010 / 2011
Participou do nova versão de “Ti Ti Ti”, novela escrita por Maria Adelaide Amaral para o horário das sete da Globo. Na trama, interpretou Amanda Moura, uma menina de família pobre, que sonhava em ser modelo e, para conquistar o seu objetivo, não medias esforços. Atriz dedicada, sempre buscou se aperfeiçoar. Nesse ano fez um curso com Camila Amado.
.
2012
Fez uma participação na novela “Cheias de Charme” como a personagem Gisele. Fez um curso naquele ano na CAL (Casa de Artes de Laranjeiras).
.
Ainda naquele ano, gravou a série (Des)Encontros, da Sony, onde viveu a jovem Lara, uma menina romântica, que acreditava no destino e vivia uma grande história de amor. O trabalho lhe rendeu uma indicação de melhor atriz no “London Internacional Film Festival”.
.
2013
Fez sua segunda novela de Maria Adelaide Amaral. Em “Sangue bom”, se destacou no papel de Camila Lancaster, uma menina de família tradicional paulistana, que não ligava para herança e nem para os bons costumes familiares. Batia de frente com a mãe e não concordava com os planos dela para o seu futuro.
.
Nesse ano, retornou aos palcos assim que a trama chegou ao fim. Participou do espetáculo “A tempestade”, texto de William Shakespeare, com tradução de Bárbara Heliodora e direção de Marcelo Lazzaratto.
.
“Posso dizer com toda certeza que existe uma Thaila antes e uma outra depois desse trabalho. Foi renovador e fundamental na minha carreira”, sentenciou a atriz sobre o projeto.
2014
Decidiu estudar inglês e se mudou para Nova York. Ingressou na tão sonhada e concorrida escola Stella Adler. Esteve no Brasil apenas para protagonizar seu primeiro longa-metragem, “Apneia, de Maurício Eça. Julia foi o seu personagem mais denso até então. Criada sem a figura paterna, sem base familiar, a jovem se PERDE no mundo das drogas, da prostituição e acaba em tragedia. Trabalho importante e desafiador na sua carreira.
.
Em Nova York, recebeu convite para fazer sua primeira participação num filme internacional, “Zeroville”, dirigido por James Franco, roteiro baseado em “Zeroville”, de Steve Erickson. Obra estrelada por James Franco, Seth Rogen, Will Ferrel, Dave Franco, Megan Fox, entre outros. Deu vida a Maria, uma prostituta espanhola, apaixonado por cinema, que vivia em Veneza, na Itália, e conhece um grande cineasta.
.
Estreou a série (Des)Encontros na Sony. Foi um dos programas mais assistidos/maior audiência do Canal Sony em 2014! E o conteúdo nacional foi o mais visto no Canal Sony em 2014! Seu episódio, participou de 30 Festivais nos EUA, Portugal, Itália, Índia, Inglaterra entre outros.
2015
Ja em sua segunda produção internacional. “RIO Heat”, dirigida por Steve Campanelli braço direito do premiadíssimo Clint Eastwood, com dois Oscar e inúmeras indicações em 22 anos.
.
Deu vida a protagonista Bianca, que foi convidada a se retirar da polícia por delatar corrupção e se tornou uma grande investigadora particular. Uma mulher extremamente séria, durona, faixa preta em jiu-jítsu. Papel desafiador e diferente de tudo o que já tinha feito. Aprendeu a lutar e fez aula de tiro. Fez sua preparação com o renomado Sergio Pena.
Outro trabalho marcante do ano foi na comédia “As Canalhas”, produção do GNT e dirigida por Anne Guimarães. Como a protagonista Danielle ela enfrentou um grande dilema. A personal trainer sarada, que sofreu bullying na infância por ser gordinha, descobre que sua aluna é a menina do colégio que a fazia sofrer. Diante disso, ela dá o troco e se vinga da rival.
.
No cinema, ela interpretou a hippie e fotógrafa Laura, na obra “Aldo – Mais Forte que o Mundo”. A personagem era uma menina que largou o luxo da família para viver na comunidade com o namorado, sem regalias, numa vida simples, e adorava ler a aura das pessoas.
.
O ano foi de trabalho, mas de reconhecimento também. Recebeu a homenagem “Atriz brasileira de destaque nos Estados Unidos”, do Portuguese-Brazilian Awards, em Nova York.
No Brasil, recebeu a “Homenagem Ordem do Mérito da Arte e da Cultura Nelson Rodrigues”.
2016
Estreia o filme “Aldo mais forte que o mundo”.
.
.
.
O filme virou série na Rede Globo e foi indicada ” ao Emmy Internacional 2018.
Morando em Los Angeles, cursou a famosa e renomada Margie Haber, coach de Brad Pitt, Halle Berry, entre outros grandes nomes. Estudou também com William Alderson, treinado para ser professor pelo próprio Sanford Meisner e que trabalhou como seu principal assistente.
Também cursou UCLA.
“Um toque de Aurora”
Um curta Dirigido pelo diretor indiano Aditya J. Patwardhan e com produção Americana, filmado em português. Thaila vive uma deficiente visual.
“Um Toque de Aurora” ganhou o Prêmio do Júri do North American Film Awards, curta-metragem Rolda WebFest 2018 (Colombia),Melhor Atriz Ouchy Film Awards 2018 (Suiça), Melhor Atriz 41 Festival Guarnicê de Cinema (Brasil) entre outros.
As seleções mais recentes incluíram o Cannes Le Petit Film Festival, o Hollywood Boulevard Film Festival, o European Cinematography Awards entre outros.
2017
Depois de dois anos em Los Angeles, só dedicada aos estudos. Decidiu ir à procura de um manager e uma semana depois estava indo fazer seu primeiro teste por lá. Na primeira seleção, conquistou seu primeiro trabalho: estrelaria “Woody Woodpecker/ Pica-pau”, um filme da UNIVERSAL.
O travesso Pica-Pau está metido em mais uma de suas insanas brigas por território. Os inimigos da vez são o vigarista Lance Walters (Timothy Omundson) e sua namorada Vanessa (Thaila Ayala). Precisando de dinheiro, eles estão determinados a construir uma extravagante mansão na floresta e lucrar com sua venda, mas Pica-Pau também mora no terreno e não pretende deixá-los em paz.
.
Essa seria sua primeira experiência como protagonista Em um filme internacional!
Saiu de Vancouver, onde filmou o “Pica-pau”, direto para a vila de Cimbres, no meio do sertão de Pernambuco, para viver uma nordestina em um faroeste entre as décadas de 1910 e 1940. Renata é uma mulher que perdeu a família inteira para a guerra dos cangaceiros. Submissa ao violento marido, ela luta para manter sua prima e única parente viva. Um trabalho desafiador e completamente novo em sua jornada como atriz. Sua caracterização e sotaque a deixaram irreconhecível na obra “O matador”, primeira produção da Netflix Brasil.
.
Voltou a trabalhar com o diretor Rodrigo Bernardo, da série (Des)Encontros, no romance “Talvez uma história de amor”, baseado no best-seller do Frances Martin Page, traduzido em dezenas línguas. Clara, uma mulher decidida, sonhadora e que realmente vai atrás do que quer, determinada a se mudar p Nova York, ela termina seu namoro com o Virgílio, que se nega a mudar qualquer coisa na vida dele. Filmado no Brasil e em Nova York, a obra conta com grande elenco como Mateus Solano, a atriz americana Cynthia Nixon (a Miranda, de “Sex and the City”), Paulo Vilhena, Bianca Comparato, Totia Meirelles, Nathalia Dill, Dani Calabresa, entre outros.
“Coração de Cowboy”, mais um trabalho no cinema, fez Thaila voltar às suas origens, uma mulher do interior simples e que vive movida a música sertaneja. Paula é uma mulher forte, guerreira, que foi criada pelos tios.
Hoje sozinha, luta pra manter o Bar Sertanejo da Região. Vive uma grande história de amor com super star sertanejo Lucca, que, completamente infeliz e frustrado com a carreira, volta a sua terra natal e no bar onde começou sua carreira buscando inspiração.
Ao mesmo tempo que filmava “Coração de Cowboy” no interior de São Paulo, com um sotaque carregado do interior, nas folgas que conseguiu administrar com a produção voava para mais uma produção internacional. Em Nova York, ela filmou Novamente com James Franco em “The Pretenders”. Preparou “Alexis” com o renomadíssimo Lary Moss, coach de nomes como Leonardo DiCaprio, Hilary Swank, Helen Hunt, Eva Mendes, Garry Ross, entre outros. Alexis, uma modelo de sucesso, que vira alvo de um fotógrafo que vive uma vida de boemia e mentiras, parte para desmascará-lo. No elenco Jane Levy, Juno Temple, Jack Kilmer, Brian Cox e James franco.
.
Pouco tempo depois, “Pica-pau” estreava nos cinemas e batia a bilheteria do longa “Blade Runner” em sua primeira semana.
O filme foi um grande sucesso nas telonas em mais de 15 países. Antes de estrear nas plataformas do mundo todo.
E mais uma vez Thaila virou figurinha com no álbum “pica pau”, ela já tinha virado nos chicletes com a novela Sangue Bom.
2018
Começou a ano dando vida a Letícia, uma mulher de difícil leitura no longa-metragem “Hotel Delire”. Aparentemente frágil, ela é um exemplo de que o que vemos inicialmente não representa a real personalidade de uma pessoa. Exposta à uma situação de violência extrema, ela desperta e motiva em Elder, protagonista interpretado por Marco Ricca, à saída ao seu socorro. Trabalho instigante e que promete mexer com a cabeça dos espectadores.
.
Ainda esse ano e em uma estreia em grande estilo com uma première em Los Angeles “Talvez Uma História De Amor” vai aos cinemas de todo Brasil.
Thaila se torna a Primeira embaixadora Kérastase no Brasil!
Estreia mais um filme “Coração de Cowboy”
.
Que passou por alguns festivais como JEROME Indie Film & Music Festival, Orlando Film Festival, Desert Rocks Film, SAFILM San Antonio Film Festival, levando prêmios como “Melhor Longa de Ficção” do Jukebox Internacional Film Festival, Melhor Filme e Melhor Ator no Scruffy City Film & Music Festival em Knoxville.
2019
Volta ao Brasil de vez para filmar a série “Coisa Mais Linda” grande aposta da Netflix para 2019.
.
Em Maio de 2019 filmou p longa metragem “ O Garoto” dirigido por Bruno Saglia, lá onde deu vida a Tamara uma editora que se envolve com seu cliente. No elenco Bruno Gissoni, Carol Castro, Bruno Cabrerizo, Beth Goulart.